02/07/2011

Olhai por eles - título do editorial do Diário do Grande ABC








EDITORIAL
Olhai por eles

Foram 16 anos sob uma moradia precária, temendo temporais, deslizamentos, tragédias. Foram 16 anos convivendo com esgoto a céu aberto, ratos, baratas e outros insetos peçonhentos a colocar em perigo a saúde de todos, principalmente das crianças, que não têm noção dos males e adoram caminhar descalças, brincar em água suja, deitar e rolar em solo contaminado.
Os abrigados nos núcleos do Sítio Bom Jesus, Alvarenga Peixoto, Divinéia, Pantanal 1 e 2 e Jardim Ipê agora dizem adeus a cenário tão insalubre.
Parte já vive momentos de êxtase. Alegria tal qual um grande prêmio da Mega-Sena. Enfim, a municipalidade olha para essa gente e proporciona moradia digna. Dezesseis anos de sofrimento agora são apenas tristes lembranças. Agora é vida nova.
É obrigação dos governos, sejam eles municipais, estaduais e federal, proporcionar a quem a sorte não sorriu condições de morar com dignidade. É obrigação, mas nem todos assim o fazem. Erguem bandeiras de habitação, Saúde, Educação, mas o discurso costuma ficar só nas campanhas eleitorais.
Mas, quando o discurso vira realidade é para aplaudir. O governo Luiz Marinho pode ter muitos problemas, dissabores, não ter 100% da aprovação popular, mas, sejamos justos, a administração de São Bernardo tem feito gols de placa ao acelerar as obras de moradia popular.
Não deve haver vergonha maior para um governante do que ter seu povo mais humilde tratado como nos tempos da escravidão, entulhado em senzalas abafadas, desconfortáveis, com sanitários primitivos e em espaço diminuto, precário e perigoso. O pombal negro existiu entre os séculos 16 e 19. Estamos no século 21.
Um governo se mede pela grandeza com que olha e cuida de seu povo.

Nenhum comentário: