01/07/2011

Matéria do Jornal diário do Grande ABC

Famílias realizam sonho e ocupam a casa própria

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC


Até segunda-feira, 224 famílias vão trocar uma vida de quase nada pela casa própria no Conjunto Habitacional Três Marias, em São Bernardo. Elas deixam para trás problemas como medo de enchentes, deslizamentos, esgoto a céu aberto e, em alguns casos, o de conviver com o aluguel.
Uma dessas famílias é a da doméstica Sara Maria Salazar Ferreira, 43 anos, que após viver 16 em um alojamento no Jardim Ipê vai poder dormir sossegada no seu novo lar, de 42 m².
"Colocaram a gente para morar lá (abrigo) por seis meses, mas acabamos ficando 16 anos. Era uma situação desumana. Sempre ouvíamos promessas, mas nada acontecia. Foi quando vimos as obras que começamos a acreditar", disse Sara, que viveu em dois cômodos e um banheiro.
Além de não ter mais a preocupação com a chuva, ela ressaltou a importância de ter endereço fixo. "Não vou precisar mais dar orientações para explicar como chegar até minha casa", comentou a doméstica, que é a síndica do bloco, enquanto arrumava os móveis e as caixas.
Quem compartilha da felicidade de ter a casa própria é a doméstica Geane Martins, 41, que há pelo menos seis anos vivia do renda aluguel no bairro Assunção. "Morava há 16 anos no Jardim Ipê quando nos tiraram de lá. Sempre tive esperança em conseguir minha casa própria, e a hora chegou."
Agora, ela faz planos para mobiliar o apartamento. "Estou economizando para colocarmos piso, azulejo e fazer a pintura."
A filha Nicole Santos da Silva, 8, está ansiosa para dormir no seu quarto. Ela e a mãe dormiam juntas na casa em que viviam. "Quero que seja da cor rosa", disse a menina.
ANSIEDADE - A dona de casa Viviane Pereira Santos, 21, estava tão ansiosa para o grande dia, que passou a noite terminando de arrumar as coisas para a mudança. Há quatro anos vive de aluguel, após deixar sua residência no Jardim Ipê. "Quando saí de lá estava grávida. Em uma das enchentes a água chegou quase até a cintura. Agora vou poder criar o meu filho sem preocupação", afirmou Viviane, mãe de Bruno, 4.
Além do Jardim Ipê, os novos moradores do conjunto são oriundos do Sítio Bom Jesus, Alvarenga Peixoto, Divinéia, Pantanal I e II.
Já foram entregues 448 das 1.236 unidades habitacionais da área, que serão finalizadas até 2012. Até o fim do mês, devem ser entregues mais 80 apartamentos. O investimento é de R$ 71 milhões, sendo R$ 57 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento e o restante contrapartida da administração.
O prefeito Luiz Marinho (PT) acompanhou parte das mudanças, ontem, e frisou a importância de solucionar o problema habitacional. "Se não há diagnóstico, não tem como planejar investimentos e ações. A administração atual deve entregar 5.260 unidades até o fim de 2012", lembrou Marinho. Acrescentou que devem ter cerca de 4.000 famílias no renda abrigo.

Nenhum comentário: