01/07/2014

Link da publicação original:  http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/06/ig_paulista/186320-fortaleza-da-barra-grande-vira-museu.html

Fortaleza da Barra Grande vira museu em Guarujá

iG Paulista - 30/06/2014 - 13h24 | 
Alcione Herzog | igpaulista@rac.com.br
Solenidade integrou as comemorações dos 80 Anos de emancipação de Guarujá
Foto: Alcione Herzog
Solenidade integrou as comemorações dos 80 Anos de emancipação de Guarujá
A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, assinou na manhã desta segunda-feira (30), a lei que institui a criação do Museu Histórico da Fortaleza da Barra Grande. A solenidade integrou as comemorações dos 80 Anos de Emancipação Político-Administrativa da Cidade.

O patrimônio histórico, localizado em Santa Cruz dos Navegantes, é um dos principais pontos turísticos de Guarujá.

Meta

Com a assinatura, a Administração Municipal terá como meta para o próximo ano é reunir todas as peças arqueológicas encontradas na Fortaleza e seu entorno. Para isso, será assinado um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Cultura e uma empresa especializada para o serviço de prospecção superficial e subaquática.
 
“O resultado desta prospecção passará imediatamente a compor o acervo permanente do museu”, explicou a diretora de Patrimônio Histórico Cultural e Arquitetônico. 

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi reconhecida como museu histórico pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e pelo Sistema Estadual de Museus (Sisem) no final de 2013. 

“O patrimônio é para todos, tanto para o morador quanto para o turista. É uma referência da nossa identidade. A comunidade tem que se envolver, identificar o museu como patrimônio, como um retrato que conta a sua história”, disse a prefeita. 

Atualmente, a Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, está em tratativa com institutos, empresas e pesquisadores para instituir termos, parcerias para realização do projeto de arqueologia e conservação da Fortaleza.

História

Construída em 1584, a Fortaleza está completando 430 anos. Trata-se de um monumento histórico-militar erguido durante o domínio espanhol. Foi desativada em 1905, após 312 anos de atividade na defesa de Santos.

Desocupada totalmente na década de 70, ela passou por um longo período de abandono, sendo restaurada em 1992. Em 1993, passou a ser administrada pela Universidade Católica de Santos e, em agosto de 2012, pela Prefeitura.

Nenhum comentário: