11/05/2013

Dia das Mães




Dia das Mães merece celebração sempre !!! Mas desta vez estou especialmente contente com o resultado da minha busca pra esta celebração.
Encontrei uma coisa muito nordestina, que é a cara da minha mãe.
É um texto lindo, misto de crônica e carta, do meu quase-conterrâneo Xico Sá, que se chama “Bença, Mãe” (que em nordestinês é como o nordestino pede que a mãe lhe abençoe). Lá ele conta para a mãe como foi sua viagem / migração de Juazeiro para Recife. E tem aquele monte de pequenas ternuras e sabedorias nordestinas, como o conselho que a mãe lhe dava sempre que ele dizia que queria voltar, por saudade: “Saudade não cozinha feijão. Coragem, filho, coragem".
A Mãe do Xico, aliás, é tema de muitas crônicas dele. E em homenagem a todas as mães, além do “Bença, Mãe”, trouxe também uma postagem dele no seu blog (muito legal: Modos de Macho e Modinhas de Fêmea), onde ele defende que “todo homem que é homem tem direito a criar um feriado na vida” (adorei esta idéia, e acho que vale prá toda mulher também !) . E ele, que se assume como um edipiano radical, diz que o único feriado que se justifica no mundo é o aniversário da mãe. Ele diz que criou este feriado para si e que trabalha “até nos dias de nascimento e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, menos no dia em que Ela veio ao mundo para me fazer carne e pecado”. Diga-se de passagem que se eu entendi bem, a mãe dele aniversaria no mesmo 19 de setembro que eu !
Então, por meio do Xico, homenageio aqui todas as mães, nordestinas ou não; as que têm os filhos por perto e as que já tiveram que se acostumar com a idéia que  os filhos são do mundo e já colocaram “a rede no fundo da mala" deles.
Sei que os nordestinos do mundo todo vão se identificar mais, mas espero que todos gostem, homenageiem suas mães, as que estão por aqui e as que se encantaram, e lembrem do conselho do Xico que vale prá tudo “A vida é pão de queijo: é comer quente e pronto.”
E Boa Semana para todos e todas
Tássia Regino


BENÇA, MÃE
Xico Sá - Sex, 06 de Maio de 2011
- Mãe, ainda me lembro quando tu colocaste a rede no fundo da mala, mala de couro, forrada com brim cáqui, e perguntaste, tentando sorrir no prumo da estrada: "Filho, será que na capital tem armador nas paredes?"
Naquela noite eu partiria para o Recife, que conhecia apenas de fotos e do mar de histórias trazidos pelos amigos. Lembro de uma penca de fotografias em especial, que ilustrava uma bolsa de plástico que usava para carregar meus livros e cadernos. Lá estavam as pontes do centro, casario da Aurora ao fundo, lá estava a sede da Sudene, símbolo de grandeza naquele apagar dos anos 1970, lá estava o Colosso do Arruda, o estádio do Santa...
Quando o ônibus gemeu as dores da partida, aquela zoada inesquecível que carregamos para todo o sempre, tu me olhaste firme, e eu segurei as lágrimas tão-somente para dizer que já era um homem, que era chegada a hora de ganhar o mundo, o mundo que conhecia somente pelo rádio, meu vício desde pequeno, no rádio em que ouvia os Beatles, as resenhas e as transmissões esportivas das rádios Nacional, além de todo um sortimento de novidades daqui e do estrangeiro.
Lembro que naquele dia, mãe, ouvimos juntos o horóscopo de Omar Cardoso, na rádio Educadora (ou teria sido na Progresso de Juazeiro?). Que falava dos novos rumos do signo de Libra. Você disse: "Tá vendo, meu filho, você será muito feliz bem longe".
A voz de Omar Cardoso e o seu mantra ecoava no juízo: "Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor!"
Foi o dia mais curto de toda a existência. O almoço chegou correndo, a merenda da tarde passou voando... e quando dei fé estava diante da placa Crato/Recife, Viação Princesa do Agreste.
Todo choro que segurei na tua frente, mãe, foi derramado em todas as léguas seguintes. Mal chegou em Barbalha eu já estava com os dois lenços de pano –outro cuidado seu com o rebento- molhados. Em Missão Velha, uma moça bonita, uma estudante que voltava de férias, me confortou: "É para o seu bem, foi assim também comigo".
Quando chegou em Salgueiro, além dos lenços e da camisa nova – xadrezinho da marca Guararapes –, o livro Angústia, de Graciliano Ramos, um dos motivos da minha vontade de conhecer a vida, também já estava encharcado.
E assim foi a viagem toda. Com direito a soluços, que acordaram a velhinha que ia ao meu lado, quando o ônibus chegou ao amanhecer no Recife.
Arrastei a mala pelo bairro de São José e procurei a pensão mais econômica.
Sim, mãe, tem armador de rede, escrevi na primeira carta. Naquele tempo não usava-se, em famílias sem muito dinheiro, o telefone. Era tudo na base do "espero que esta te encontre com saúde", como a gente escrevia na formalidade das missivas.
É mãe, neste teu dia, que está quase chegando a hora, quero lembrar que a coisa que mais me comoveu foi tua coragem, que eu até achava, cá entre nós, que fosse dureza além da conta d'alma. Até falei, um dia no divã, sobre o assunto, como se eu quisesse que naquela despedida o sertão virasse o teu mar de pranto.
Eis que recentemente me contaste como foi duro, que tudo não passava de um jeito para não fazer que eu desistisse de ganhar a rodagem. Aí me lembrei de uma sabedoria que citava nas cartas e bilhetes, quando eu esmorecia um pouco na sobrevivência da cidade grande: "Saudade não bota panela no fogo". E ainda reforçava: "Saudade não cozinha feijão. Coragem, filho, coragem".
Em nome das mães de todos os meninos e meninas que partiram, dona Maria do Socorro, quero te deixar beijos e flores.
Sim, mãe, agora já sabes que somos de uma família de homens chorões, são 04h06 de uma quarta-feira e eu choro um pouco, como fazia no fundo daquela rede colorida que puseste no fundo da mala. Chorava tanto nos sótãos das pensões do Recife que os chinelos amanheciam boiando no quarto, como se quisessem tomar o caminho de volta para casa.
"Mãe, palavra pobre em letras e rica em significado", agora lembrei também da homenagem, em cartolina rosa, que desenhei no grupo escolar Virgílio Távora, ainda no primário, verdes anos.
E com esse proustianismo materno, outra hora inesquecível, ainda no Sítio das Cobras, Santana do Cariri, sob a batuta da professora Heroína, eu todo tremelicas cantando Jerry Adriani para a minha mãezinha querida, numa festa para celebrar o dia delas, claro.
Feliz Dia das Mães a todos!
(*) Blog Modos de Macho & Modinhas de Fêmea, do jornalista Xico Sá,


PERDÃO, LEITORES, MAS PRECISO FALAR DE MINHA MÃE
Xico Sa  (20/09/12 )
Mamãe fez 71 anos ontem. Por isso, em um respeito sem fim e silencioso, nunca escrevo nada nesta virginiana data. Já fui demitido uma vez em uma firma por me recusar a trabalhar no único feriado que se justifica no mundo.
Todo homem que é homem tem direito a criar um feriado na vida. Certo é que me dei a este direito. Se bem que no aniversário de Maria também nada fazia. Tudo era dela no meu imaginário calendário ad infinitum.
Se eu tiver uma filha, uma menina, juro, nunca mais trabalharei na vida. Viverei a cuidá-la.
Ninguém entende o radical encanto edipiano. Também nunca fui de me explicar decentemente. Algumas coisas não carecem de muita prosódia. A vida é pão de queijo: é comer quente e pronto.
Trabalho até nos dias de nascimento e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, menos no dia em que Ela veio ao mundo para me fazer carne e pecado.
Dona Maria do Socorro nem sabe disso direito, nunca leu nada do que escrevo, graças a Deus pertence a outro mundo, mas aqui, caladinho, mantenho o respeito.
Psiu. Mamãe está prosa. Que linda. Sorriso iluminado, quase 50 anos depois de me botar no mundo.

Nenhum comentário: