01/05/2013

1º de Maio e os Paralamas do Sucesso



Escolhi este 1º de Maio para compartilhar com vocês, uma grande celebração ao bom trabalho e à boa música: O Show dos 30 anos de carreira do Paralamas do Sucesso , que aconteceu, no Espaço das Américas (zona oeste de São Paulo).

Os 30 anos de carreira dos Paralamas do Sucesso foram passados a limpo em grande estilo, em um show maravilhoso de quase duas horas de duração e cerca de 30 músicas daquelas que eu já dancei muito na vida (Alagados, Romance Ideal, Óculos, Meu Erro, O Beco, Lanterna dos Afogados, Ela Disse Adeus, Quase um Segundo)
O Espaço das Américas (que eu não conhecia e é muito bom) estava lotado, com um público que sabia todas as músicas (exceto uma que eu também não sabia) e não parava de cantar e dançar.
A banda estava visivelmente emocionada e nós, os fãs também.  Enquanto Herbert cantava, dizia do enorme prazer de estar em São Paulo, elogiava a platéia e rapidamente engatava um "vamos deixar de blá-blá-blá" e voltava ao show.
Um telão no fundo no palco mostrava os nomes e as datas de lançamento de cada música tocada, e muitas fotos das fases da banda, que invariavelmente remete a gente às nossas próprias fases. As  imagens reforçaram a sensação prazerosa de ter acompanhado uma banda que chegou à maturidade fazendo a melhor música e que reconstrói o passado em perfeita sintonia com seu público, inclusive pelas renovações que promoveu duarnte esta trajetória. Um showzaço que eu recomendo para quem tiver a oportunidade de ver !

O jornalista Arthur Dapieve, comentando esta celebração, diz que “de todos os aniversários redondos, o de 30 anos é o mais cheio de significados. Ele marca – ou deveria marcar – o adeus à juventude e o olá à maturidade”. No artigo do Dapieve o Herbert Vianna, recusa esta lógica e diz que “em vez de celebrar esses primeiros 30 anos estamos é festejando a abertura do segundo ciclo de 30 anos” e completa com aquilo que é a verdadeira homenagem ao 1º de Maio neste email: “Os Paralamas vão festejar fazendo aquilo que mais gostam de fazer: a alegria de estar no palco com amigos que compreendem com exatidão o que querem fazer”.
Para esta celebração do trabalho e destes grandes trabalhadores da música, escolhi um vídeo muito legal de Mormaço  (neste vídeo que se passa no nordeste e tem participação do Zé Ramalho, o Herbert está igualzinho ao Guimarães Rosa, podem ver). Em Mormaço o Herbert diz: “sempre sonhei/ Viver de amor e palavra”. Acho que re alizou o sonho. Além do vídeo trouxe alguns trechos das minhas músicas / letras preferidas. Agrupei em temas de amor e outros temas. Nas de amor, o Herbert, que é um dos grandes letristas brasileiros, já fez frases maravilhosas como a que fala de um momento do amor pelo qual todos passamos: “às vezes te odeio por quase um segundo. Depois te amo mais.” Tem coisa mais tradutora ?
Espero que vocês aproveitem, que tenham muitas razoes para celebrar o seu trabalho porque como dizem os Paralamas o bom de viver é estar vivo/ Ter amor, ter abrigo /Ter sonhos, ter motivos pra cantar”!

Tássia Regino
(colaboradora deste blog)

Nenhum comentário: