08/06/2012

Tassia Regino faz boa crítica do livro "A arte de ser leve" , recomendando-o às amigas e amigos, em prol da leveza.

   
          Outro dia numa das minhas visitas a Livraria vi um livro do qual nunca tinha ouvido falar, mas que tinha um título muito legal: " A arte de ser leve". O título me chamou a atenção, mas como eu também nunca tinha ouvido falar da autora (Leila Ferreira), eu resolvi fazer um teste prá ver se eu comprava: abri ao acaso para ver se eu gostava do texto. Cai num texto muito legal chamado "Sem dramatizar a vida". Adorei o nome, a idéia e o texto e resolvi comprar o livro e li de um fôlego só.
O livro é uma delícia! É uma leitura ao mesmo tempo leve, mas muito reflexiva, que nos leva a pensar sobre comportamentos e posturas, nossos e das pessoas que nos cercam.
A história da decisão de escrever o livro é densa: a autora sofre de depressão e como sempre decidiu não ser depressiva, resolveu "investigar" os caminhos da felicidade. Em um dos textos que eu trago prá vocês ela diz: "depois de passar alguns anos correndo atrás da felicidade, hoje prefiro andar sem pressa em busca da leveza"
Nesta lógica ela organizou o livro através de histórias e personagens do dia a dia, agrupados em temas que tem a ver com esta "arte de ser Leve": gentileza, delicadeza, bom humor, felicidade e o que ela chama de leveza da alma.
O livro aponta para o perigo de, enquanto lutamos nas academias para emagrecer o corpo, ficarmos com obesidade mórbida de espírito. Atenção: ele não manda sair da academia (seria muito confortável, rs rs !), só diz para cultivar a leveza do espírito. Em uma das passagens do livro ela diz cita Roseana Murray, autora do livro de poemas Manual da Delicadeza de A a Z, que diz: "Estique o braço para os lados, para cima e para baixo. É nessa área que você deve atuar. Crie harmonia e beleza em seu entorno". E a Leila completa: " não é preciso ir longe nem apostar em grandes gestos. Para "dar uma melhoradinha no mundo", basta que cada um cultive a gentileza em seu palmo de terra."
Como acho que este é um movimento bom prá todo mundo (cada um do seu jeito), resolvi compartilhar com vocês algumas coisas da Leila Ferreira: primeiro vem um texto, onde ela apresenta a idéia geral contida no livro, sobre "A Arte de Ser leve", que pode ser sintetizada na frase: "quando penso nessa leveza que acrescenta qualidade ao cotidiano, penso, antes de mais nada, em bom humor e gentileza"; depois trouxe dois textos que estão no livro: "Sem dramatizar a vida". (o que me convenceu a comprar o livro) e "Posso ser legal?", onde em torno de um episódio com a atriz Denise Fraga, ela deixa a pergunta: "Por que a gente precisa dar trancos para se fazer respeitar?",
Espero eu vocês gostem, que tenham um ótimo final de semana e uma semana leve, que não significa uma semana sem trabalho, significa uma semana com escolhas diárias em prol da leveza !
Tássia Regino

Nenhum comentário: