26/06/2012

Marinho lança sistema de dados sobre habitações de interesse social

TER, 26 DE JUNHO DE 2012 09:45 - POR:  ROBERTO  VIEIRA no DIÁRIO REGIONAL



Marinho e Tássia Regino: “temos de expandir aquilo que traz resultado”

Marinho e Tássia Regino: “temos de expandir aquilo que traz resultado”'

Lançado na tarde de ontem (25), o Sistema de Informação de Habitação de Interesse Social de São Bernardo (Sihisb) poderá ser implementado em outras cidades do ABC, e até do Estado, que manifestarem interesse. O prefeito Luiz Marinho acredita que o sistema

, responsável por armazenar e processar informações georreferenciadas sobre os assentamentos habitacionais de interesse social mapeados pelo município, deve ser expandido.

“Estamos à disposição de outras cidades, para ajudá-las no que for preciso a respeito da implementação deste sistema, assim como fomos ajudados pela cidade de São Paulo (pioneira no serviço que, na cidade, ganhou o nome de Habisp). Temos de expandir aquilo que traz resultado. Não dá pra fazer as coisas sem alianças”, garantiu.

A secretária de Habitação da cidade, Tássia Regino, revelou ter conversado com algumas secretarias de municípios paulistas sobre o Sihisb. “A ideia essencial é sistematizar esta experiência pra que outras cidades possam se servir, do mesmo jeito que São Paulo nos deu tecnologia e código fonte para que pudéssemos copiar e customizar o processo, São Bernardo se compromete a ceder tecnologia e abrir pra outros municípios”, explicou a secretária, que destacou o interesse de Diadema. “Já conversamos longamente com a Prefeitura de Diadema sobre o serviço e houve interesse na aplicação. A época não estávamos tão preparados como agora, que customizamos o sistema e passamos a utilizá-lo. Conforme vai passando o tempo, as cidades tendem a pegar o Sihisb mais mastigado”, ratificou.

Marinho lembrou que a manutenção é fundamental para que a informatização seja considerada uma medida de sucesso. “Não adianta implementar um sistema de informação como esse que estamos lançando hoje se estiver defasado. É preciso alimentar o sistema para que na hora da consulta, a informação esteja correta”, alertou o chefe do Executivo. De acordo com Tássia Regino, equipes da Sehab serão responsáveis pela manutenção do serviço, divididos por áreas. “A equipe de projeto alimenta a informação de projetos, por exemplo, foi concluído algum projeto, eles vão atualizar os dados no site. O mesmo ocorre com a equipe de obras e assim sucessivamente”, pontuou.

Dados compartilhados

Tássia Regino também informou durante o lançamento do Sihisb que o serviço será utilizado por outras áreas da administração pública e até por autarquias. “Estamos construindo uma parceria com a Sabesp. Também temos parceria muito importante com a Defesa Civil. O sistema de controle deles está sendo elaborado e será concluído antes do fim do ano. A partir dai vai haver um cruzamento de funcionalidade com Sihisb, ou seja, eu não vou precisar ligar para Defesa Civil a fim saber quem está em área de risco na cidade, é só consultar o site”, pontuou.

O Sistema de Informação, idealizado em parceria com a cidade de São Paulo e com a Aliança de Cidades – Brasil, é dividido em quatro módulos, sendo um para uso popular e três para de caráter técnico operacional. “O sistema vai ajudar bastante porque é muito prático e funciona de verdade. É muito difícil para guardarmos quais são os loteamentos irregulares, as favelas e através Sihisb ou Habisp, como é chamado em São Paulo, isso se torna fácil de verificar. Vale lembra que o serviço é importante também para os acadêmicos que precisam realizar consultas”, afirmou o secretário de Habitação de São Paulo, Ricardo Pereira Leite. O sistema já está no ar, por meio do portal www.sihisb,saobernardo.sp.gov.br.


Fique por dentro do que acontece no ABCD e região, leia o DIÁRIO REGIONALhttp://www.diarioregional.com.br/index.php

Nenhum comentário: