21/06/2011

Ariano Suassuna em São Bernardo do Campo - via Tássia Regino





Nossa amiga e colaboradora Tássia Regino, nos escreve sobre a "Aula-Espetáculo" do Ariano Suassuna :

Estas semanas estão tão cheias de assunto que foi difícil escolher um !

Escolhi, então, o que mais me divertiu, embora saiba que nem de longe vou conseguir levar a vocês o humor do autor ao vivo e a cores. E o que mais me divertiu foi uma aula-espetáculo do Ariano Suassuna, promovida pela Prefeitura de São Bernardo do Campo nesta quarta, dia 15, um dia antes do seu aniversário 16/06.

A aula-espetáculo é uma invenção do Ariano, com o objetivo de divulgar e defender a cultura brasileira, em especial a do nordeste. Acima de tudo, é uma aula de humor e cultura, de um jeito de falar de coisas importantes com simplicidade e sabedoria. Falando sobre as andanças para apresentar a Aula, ele diz que: “a razão manda a gente ficar em casa. É sonho que leva a gente prá frente”.

O eixo central da Aula é a defesa da relevância do Brasil e de sua cultura. Cultura que ele diz que é “a sede da honra e da identidade de um país”. Ele diz que quando era jovem o povo brasileiro tinha mania de achar que era um povo de quarta categoria. E felizmente agora isto está mudando. E diz que “o que acha mais bonito no Brasil é essa unidade na diversidade”. Ele diz que Deus sabia o que estava fazendo quando fez ele nascer no Brasil. "Eu nunca sai do Brasil. Só saio se o governo me botar para fora. Lá, vou virar gringo. E o pior, ficar sendo olhado por um monte de gringo, que não fala português”.

Estruturada em temas do seu interesse, a aula vai de Política a Música, de Lady Gaga e Calypso, passando pelas polêmicas que ele vem sustentando ao longo de sua rica vida. Como ele, nas palavras dele mesmo, só sabe falar por ‘arrodeio' (que a expressão pernambucana que significa dar volta), cada um destes temas vem ilustrado por um saboroso “causo”.

A aula é permeada por um sentimento que está contido em uma parte de uma entrevista dele ao Almanaque da TAM, que eu guardei. Perguntado se ele se considera otimista em relação ao futuro do País, ele respondeu: “Estou perfeitamente consciente da distância entre meus sonhos - e o de todos nós - e a realidade. Sou um escritor que vê o mundo através de emblemas. Acho que o dever de todos nós, escritores brasileiros, é colocar, mesmo que a realidade seja dura e cruenta, um sonho mais belo e alto que possa mover o povo. Porque se perdermos a esperança, não há caminho para nós.

Adorei, e acho que este foi um sentimento de todos que estavam lá também, porque as palmas e as risadas eram sinais inequívocos (o Ariano pede sinais !).

Prá compartilhar com vocês registrei algumas das tiradas mais inspiradas, trouxe o 1º artigo da série que ele publicou na Folha, em que ele traz um pouco do que lhe move nas aulas e dois poemas (um que ele traz sob forma de poema sua interessante tese sobre a morte e outro que fala do amor e da mulher).

Mas como sabia que não ia conseguir reproduzir a aula, pesquisei muito e encontrei um link para outra Aula Espetáculo, a que ele deu no SESC Vila Mariana, que tem muitas coisas da Aula São Bernardo. Recomendo: http://versoeprosa.ning.com/video/aula-espetaculo-com-ariano

Espero que vocês gostem do Ariano e tenham uma ótima semana !

Abraços 
Tássia

Um link para ver Ariano

Nenhum comentário: