18/12/2009

Copenhague anuncia o Crepúsculo do Capitalismo


Image via Wikipedia
O texto que aqui transcrevo parcialmente, é um dos melhores que li este ano. O seu autor Chico Barreira, jornalista experiente, mostra a nossa imprensa preconceituosa. Como eu, sigam no twitter o @chicobarreira

Parte I
A Bolívia é uma nação Aymara. Mas o Jabor e o Jô não têm a menor noção do que é isto.

Como nos velhos filmes B americanos, vou começar esta história adaptando um bordão que o protagonista dizia em off, mais ou menos assim: só conheço dois tipos de homem, o otário e o vencedor.

Então minha crônica começa deste modo: só conheço dois tipos de homem, o que conta e o que faz a História . Entre os que contam, há pândegos como o Jabor que só vêem a parte superficial e gaiata da coisa. Entre os que fazem, vou falar, hoje, do presidente boliviano Evo Morales.

E já que a linguagem é cinematográfica, façamos um flashback:

Em 1975, o Cláudio Abramo me chamou lá da sala dele, uma espécie de aquário incrustado na redação da Folha de São Paulo. Então, sem deixar de rabiscar um pedaço de papel, disse apenas: Você vai para a Bolívia. Parece que vão derrubar o Banzer. Eu disse tá legal e fui saindo, quando ele gritou: Olha, meu velho, sei que . . .  leia a íntegra: Chico Barreira


Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário: