06/04/2012



Com o apoio e financiamento do Governo da Presidenta Dilma, prefeitas e prefeitos preocupados com seus munícipes, notadamente os de menor renda, implementam o Programa "Minha Casa, Minha Vida, como vemos acontecer em São Bernardo do Campo e Cubatão.


Moradores contemplados vêm de áreas de risco e proteção ambiental da Vila Esperança. Marcia Rosa anunciou construção da 2ª Praça da Cidadania
As festividades oficiais pelos 63 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão começaram na manhã desta quarta-feira (4), com a entrega de 480 moradias do Conjunto Habitacional Jefferson dos Santos, no núcleo Imigrantes II, Jardim Nova República. O evento contou com a presença da prefeita Marcia Rosa e de representantes do Governo do Estado e do Governo Federal.
Construído em parceria entre Município, Estado e União, os novos apartamentos foram destinados à famílias que viviam em áreas de risco e de proteção ambiental da Vila Esperança. Com a mudança desses moradores, intensifica-se o processo de urbanização daquele núcleo habitacional, um projeto da Prefeitura com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O custo total da construção do novo conjunto habitacional foi de R$ 34 milhões. Todos os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiros, com área total de 44,72 m². Pessoas portadoras de necessidades especiais tiveram suas moradias adaptadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), responsável pelas obras. O residencial ainda possui área de lazer, quadra de esportes, centro comunitário e academia da Terceira Idade.

Durante a solenidade, pais e parentes de Jefferson dos Santos, que dá nome ao conjunto, foram homenageados. Comerciante com forte atuação social na região dos Bolsões, Jefferson morreu em 2005, aos 34 anos, vítima de acidente automobilístico. O projeto de lei que deu seu nome ao local foi de autoria do vereador Donizete Tavares do Nascimento, também presente ao evento.

A entrega das moradias foi o último ato oficial de Wagner Moura no comando da Secretaria Municipal de Habitação. Ele deixa a pasta nesta semana, e declarou ter vivido a maior experiência de sua vida. "Conseguimos muitas realizações, sempre com o comando da prefeita Marcia Rosa. Agradeço sua confiança e saio com a sensação do dever cumprido".

Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, declarou que Cubatão é uma das cidades que mais recebe investimentos em construção de moradias populares em todo o País. "Cubatão tem mostrado a todos que sabe superar desafios. Deixou de ser uma cidade poluída e agora resolve os problemas habitacionais".

A gerente da Secretaria Nacional da Habitação, do Ministério das Cidades, Alessandra Vieira, representou a presidenta Dilma Rousseff na solenidade. "É uma alegria ver que os projetos apresentados por Cubatão ao Governo Federal têm sido realizados no prazo e com qualidade. Estamos investindo mais de R$ 500 milhões na Cidade só na Habitação".

Houve um momento ecumênico, em que o pastor Eli Silva de Lima, presidente da União dos Pastores Evangélicos de Cubatão (Unipec), e o padre Eniroque Ballerini, pároco da Igreja São Judas Tadeu, do Jardim Casqueiro, abençoaram o conjunto habitacional e os novos moradores.

Prefeita destaca união de forças e anuncia nova Praça da Cidadania

Em sua fala, a prefeita Marcia Rosa destacou a união de Município, Estado e União para resolver um antigo problema de Cubatão. "Juntos, estamos zerando o déficit habitacional do Município. Estamos reconstruindo a Cidade do ponto de vista da habitação, com apartamentos modernos e uma ampla infraestrutura para atender a essa verdadeira cidade que está sendo construída no Jardim Nova República".

Matéria publicada no Portal Marcia Rosa > 

Nenhum comentário: