07/01/2012

Morre em São Paulo o cônsul honorário de Cabo Verde Aguinaldo Rocha

PrintE-mail
Friday, 06 January 2012
Written by FORCV

aguinaldorocha.jpg
SÃO PAULO, Brasil (Fonte: Africa 21 Digital) -- Vítima de infarto morreu nesta sexta-feira (6), em São Paulo, aos 70 anos, o cônsul honorário de Cabo Verde, Aguinaldo Rocha (Naná).
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Louvain na Bélgica, Aguinaldo Rocha estava radicado no Brasil desde há cerca de trinta anos, liderando uma empresa de trading.

Nos primeiros anos da permanência no país, no início dos anos 80, foi executivo do BEAL- Banque Economique Pour L'Amérique Latine. Aguinaldo Rocha foi também sócio-fundador do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN).

O empresário foi um dos promotores da vinda de Cesária Évora ao Brasil, há 20 anos, e, mais recentemente, "ajudou a desenvolver o projeto do novo Centro Administrativo de Cabo Verde, que teve seu financiamento aprovado pelo governo do Brasil, em 2010, e será construído por empresa de Minas Gerais, com arquitetura também brasileira", lembra Carlos Cristo, amigo de longa data de Aguinaldo Rocha.

Militante anti-colonislista quando estudante e empresário ativo no Brasil e em Cabo Verde, recebeu várias distinções ao longo da vida, entre elas a Medalha de Ordem do Dragoeiro do Estado de Cabo Verde, entregue pelo ex-presidente da República Pedro Pires, a Ordem de Mérito Infante D. Henrique, outorgada por Portugal, e o Prêmio Qualidade Brasil e Prêmio Cultura do Estado de São Paulo.

“Enquanto empresário e cidadão preocupado com o futuro de Cabo Verde afirmava haver gastos que deviam ser prioritários, uma vez que não se pode deixar o povo desempregado, sem renda, em nome da contenção das despesas públicas. Em vez disso, defende, é preciso procurar alternativas", lê-se no site da embaixada de Cabo Verde no Brasil.

"Não se combate a crise com a contenção, mas sim com investimentos que sejam capazes de gerar emprego e que tenham alguma sustentabilidade", defendia Aguinaldo Rocha.
"Aguinaldo Rocha foi um nobre servidor de Cabo Verde. Foi amigo de todos e zelou pela liberdade e justiça", disse Dr. Júlio de Carvalho, imigrante e professor no Cambridge College em Massachusetts.

Nenhum comentário: