21/10/2011

Oito tuítes para construirmos uma lição.

    Postei neste blog há tempos, um texto sobre a   dinâmica da mídia, que sempre recorre aos mesmos "especialistas" para abalizar um tema. Por exemplo: A pauta é sobre juros e o Banco Central. É chamado Maílson da Nóbrega (o ministro da inflação de 2.700%) . Se a pauta é racismo, a mídia ouvirá o Magnoli (aquele que jura que não existe racismo no Brasil). Assim trabalha o PiG ( i minusculo do tamanho de nossa imprensa), que nós blogueiros (existem de vários tamanhos, eu, um nano) contestamos com todas as letras. 

                                                                     No entanto, parece que cometemos os mesmos erros; ao chamamos nossos especialistas, para falarem sobre os mesmos assuntos. Não quero desmerecer nenhum deles, ao contrário, todos com grande experiência e conhecimento que os qualificam para os encontros, seminários e às mais amplas discussões filosóficas e técnicas.
                                                                                Hoje no tuíter,  os 8 "pios" que o Arnóbio Rocha ( @arnobio1969) postou me motivaram a escrever um pouco sobre isso. Será que estamos incorrendo nos mesmos erros da mídia que tanto criticamos?  Penso que sim.
                                                                              No último encontro de blogueiros progressistas ocorrido no dia 8 p.p. na UNISANTA em Santos, tivemos o privilégio de reunir blogueiros do mais alto nível, que falaram sobre liberdade de exmpressão,  marco regulatório, banda larga, lei do meios de comunicação e outros temas, que foram debatidos em duas mesas, uma na parte da manhã e outra às 14:00hs. Na terceira e última mesa, às 16:30h, foram convidados pelos organizadores do encontro, ativistas e ongs que atuam junto à comunidades carentes , notadamente na região continental do município de São Vicente. Após a apresentação, eu pessoalmente, me assustei com um ativista (Radio Juventude, se não me falha o chip), que com voz firme, disse: "muito legal, muito bonito o que vcs falaram aqui, mas não resolve absolutamente nada!  Não se chega lá dessa maneira" . Minha sensação foi de um soco na testa. Pensei, vou pedir a palavra e contestá-lo;  minha mulher sabedora da minha reação, me dando uma "suave" cotovelada, me lembrou, que ali se pretendia um espaço democrático e que deveríamos ouvir o palestrante até o final. Foi pior, pois cheguei a conclusão que ele estava certíssimo!  Por mais que tenhamos a vontade de mudar as coisas, com essas ferramentas não conseguiremos, não chegaremos aonde se precisa chegar. 
                                                                 Em certo momento, o palestrante indagou por que o povo das comunidades não estava lá. (pensei: será que esse cara não sabe que falamos para convertidos). 
                                                                 Não tenho a fórmula, porém os tuítes do @arnobio1969, me fizeram refletir.



 Abaixo, os tuítes  do Arnóbio . Visite o site http://arnobiorocha.com.br/


arnobio1969 Arnobio Rocha 
infelizmente RT @filipequintans: @arnobio1969 só trocam as panelas, os ingredientes são os mesmos.
arnobio1969 Arnobio Rocha 
10)Como disse Nelson Rodrigues:intelectualida do Brasil servia de cuspideira do Sartre. Desculpa Ñ me presto pra claque de mediocre nenhum
arnobio1969 Arnobio Rocha 
9)sentimento de impotência e tristeza de perceber q mtas vezes somos piores do q aqueles q criticamos,pois repetimos a sua lógica cretina
arnobio1969 Arnobio Rocha 
8)Fazemos encontros,seminários,debates, vc olha o programa sempre os mesmos?Qual dificuldade de abrir espaço pra outros?projeção?$?Status?
arnobio1969 Arnobio Rocha 
7)Depois ficamos reclamando do "Pig" de levar sempre os mesmo "especialista"..Será q não fazemos o mesmo?P q?Panelinha?Patota?Mais do mesmo?
arnobio1969 Arnobio Rocha 
6)Ngm que ousar,sempre na "zona do conforto",falar sobre política, fulano de tal, sobre economia sicrano,midias socia aqueloutro
arnobio1969 Arnobio Rocha 
5)Esta visão mesquinha,de criarmos uma espécie de elite entre nós,desmoraliza qq luta séria,isto me enoja,esta falta de reflexo político
arnobio1969 Arnobio Rocha 
4) P q valorizamos um texto meia-boa mas "bem assinado" e desprezamos um com mais profundidade,apenas por Ñ ter "estrelas"..é FODA!!
arnobio1969 Arnobio Rocha 
3)Qdo nós vamos nos olhar com algum sentimento de igualdade?respeito?camaradagem?Até qdo vamos precisar de "estrelas"a nos guiar?
arnobio1969 Arnobio Rocha 
2)Repercutiu aqui e ali, mas aí um avatar "estrelado" faz um crítica meia-boca ao jornalismo indie,se torna a 8ª maravilha,demolidor,etc
»
arnobio1969 Arnobio Rocha 
1) A reprodução da lógica capitalista no nosso meio é destruidora..@klaxonsbc fez crítica demolidora ao jornalismo indie, tem uma semana
arnobio1969 Arnobio Rocha 

2 comentários:

KatytaSV disse...

Meu amigo, essa reflexão sobre os tuítes do Arnóbio, e sobre nosso encontro na baixada, estamos andando em círculos.
Na baixada tentamos trazer novas pessoas, mas as comunidades citadas pelo Ailton da Rádio Juventude, ainda desconhecem o poder das Redes Sociais.
Temos muito a fazer, a começar ocupando espaços e abrindo as portas para que essas comunidades possam entrar e se fazerem presentes.
Não queremos convertidos, queremos questionadores, agregadores, e pessoas que façam a diferença na sociedade, seja ela virtual ou presencial.

arnobiorocha disse...

Companheiro,

sinto-me honrado em ter contribuído de alguma forma com o encontro de vocês, o caminho é compartilhar, mas mais ainda quebrar paradigmas e referência fixas. Cometemos, infelizmente, os mesmos erros, em menor medida, da midiona, PiG, basta ver no vários encontros quem faz as mesas centrais. É uma alerta para nós, até que ponto temos compromissos de dar tratamento igual aos pequenos blogueiros?Entendo que chame mais público os estrelados, mas será mesmo? Quando vamos ousar e fazer um teste diferente?
Abraços fraternais do amigo,

Arnobio