03/03/2009

Osiris Lopes Filho - Patriota

Faço essa postagem, para homenagear Osiris Lopes Filho, que sempre tive como exemplo de um grande patriota.
Lembro quando o Professor Osiris era o  Secretario da Receita Federal. A Seleção Brasileira havia se sagrado campeã do mundo. Seus integrantes quando da chegada  ao Brasil não "quiseram" se passar por cidadãos comuns e manifestarem sua vontade de não se submeterem à aduana. Osiris disse: não, e que se cumprissem as normas. Dr Osiris, apesar dos pedidos, não mudou sua ordem, porém foi a mesma quebrada por instâncias superiores (do Govêrno Itamar). Osiris pediu demissão daquele cargo.
 
Transcrevo nota do Correio da Cidadania:
 
 
Osiris Lopes Filho
Escrito por Redação   

280209_osiris_lopes_filho.jpg

 

Faleceu na quinta-feira, 26 de fevereiro, em Brasília, o tributarista Osiris Lopes Filho. Dizer tributarista, ofício no qual seu nome figura entre os maiores do Brasil, é muito pouco. Osiris foi um jurista no sentido pleno desta expressão. Foi também um homem público honrado e patriota.

Sua perda deixa um grande vazio no campo dos brasileiros e brasileiras que estão lutando para manter a tradição de dignidade e de competência dos orgãos arrecadadores do Estado brasileiro.

Osiris celebrizou-se num episódio paradigmático: preferiu perder o cargo de Secretário Nacional da Receita a ceder à demagogia de um governante.

Professor da UNB, parecerista renomado, polemista emérito, ele marcou época em todos os campos em que exercitou sua inteligência e mostrou a integridade do seu caráter.

O Correio da Cidadania, ao lamentar essa grande perda, tem o consolo de ter tido a honra de contá-lo entre seu colunistas durante quase 10 anos.

A Redação. (do Correio da Cidadania)


Clique em  http://www.correiocidadania.com.br 
 

Nenhum comentário: