08/01/2010

Estadão na contramão

Publicado em 08-Jan-2010
Uma pérola o editorial do Estadão desta 6ª feira...
Image
Celso Amorim
Uma pérola o editorial do Estadão desta 6ª feira, "Mão estendida ao Hamas", desqualificando a política externa brasileira e um ataque direto ao nosso ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, que se encontrou com o chanceler Riad Makli da Autoridade Palestina (AP, o governo dos territórios liberados), em Genebra.

No encontro os dois chanceleres trataram da participação brasileira nas negociações do processo de paz entre Israel e Palestina, e da viagem que o presidente Lula fará em março aos territórios palestinos, Israel e Jordânia.

O Estadão, como sempre na oposição, considera absurdo o fato de Amorim ter admitido na conversa com Malki, a possibilidade de o Brasil dialogar com o Hamas, movimento palestino que, após vencer eleição, controla desde 2007 a Faixa de Gaza e é combatido pela Fatah, a base da Autoridade Palestina.

Fica então a pergunta: como é possível negociar a paz excluindo-se uma das partes? É como se alguém propusesse uma negociação sem os partidos religiosos ultra-ortodoxos de Israel, aqueles que defendem a Grande Israel e a colonização da Palestina.

Mas é o Estadão... E não estou me referindo ao sarcasmo do jornal em relação a Amorim, nem à política externa que fez do presidente brasileiro a personalidade do ano segundo jornais como Le Monde (Paris), Financial Times (Londres) e El País (Madrid).


Blog do Zé Dirceu


Nenhum comentário: