O governador José Serra saiu dos seus cuidados neste final de semana e compareceu ao 16º Congresso Estadual do PPS (antigo Partido Comunista Brasileiro, hoje linha auxiliar da aliança PSDB-DEM), em Jaguariúna, no interior de São Paulo, a 134 quilômetros da capital.
Foi e voltou de helicóptero e ficou lá apenas 45 minutos, o suficiente para atacar o governo federal e o PT:
“O PT usa o governo como se fosse propriedade privada. Quando o PT foi para o governo, incorporou esse patrimonialismo do partido. Em São Paulo, não existe esse loteamento governamental, ao contrário do federal”.
Não existe? Serra esqueceu-se que estava ao lado do presidente do PPS, Roberto Freire (foto), suplente do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), atualmente ganhando a vida como membro de dois conselhos municipais em São Paulo, embora seja do Recife e more em Brasília.
Ex-candidato a presidente da República, hoje Freire não se elege nem síndico em . . .
Lei o Kotscho
Agregador de comentários,notícias e notas sobre: política, PiG, Partidos, Observatório, Amenidades, Miscelânea, Almanaque, Fazendo Média, Mídia, Divulgação, Repiques, Cultura, Aviação, Tecnologia.
29/06/2009
Serra ataca “loteamento” ao lado de Roberto Freire (Macaco nunca olha o próprio rabo)
PERERECA AMAZÔNICA INJURIADA E OS EMPRÉSTIMO DE AGACIEL
Empréstimos de Agaciel a senadores ampliam crise 
Gabinete de Arthur Virgílio confirma que pediu dinheiro ao ex-diretor-geral da CasaTucano tem sido o principal crítico de Agaciel e Sarney; bancadas de PSDB e DEM vão decidir se pedem o afastamento do presidente
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Ameaças do ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia de revelar empréstimos concedidos a senadores e definições de aliados sobre o apoio ao presidente José Sarney (PMDB-AP) vão contaminar ainda mais a crise na Casa numa semana que será decisiva para os dois.Principal crítico de ambos desde o início da crise, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), terá de explicar um empréstimo que recebeu de Agaciel . . .
Ler + sobre a crise
27/06/2009
Os amigos me perguntam: pra que serve?
Padaria avisa pelo twitter quando sai o pão quentinho
Veja só esta ideia engenhosa de uma padaria - avisar os clientes em real time quando é que tem algo quentinho saindo do forno. Como laptop e farinha nao combinam, os padeiros inventaram um dispositivo que fica na parede e é de fácil manuseio.
Ler + no Blue Bus
Outra utilidade prática: twittar (chamar pelo T.) seus filhos para jantar, estudar, escovar os dentes, etc....
Noticia do Blue Bus - 04/06/09 - Sobre Twitter
Um estudo da universidade de Harvard revelou informaçoes interessantes a respeito do Twitter. A primeira, que todos já sabiam, é que o serviço de microblogging é um reduto de exibidos. Mas revela os números - 10% dos usuários sao responsáveis por 90% do conteúdo. Para se ter uma idéia, em outra típica rede de relacionamento os 10% mais ativos sao responsáveis por apenas 30% do conteúdo. Isso significa que quem usa o Twitter, usa mesmo - de forma descontrolada. 04/06
Leia + Luciana van Deursen Loew
26/06/2009
Defesa da Internet
Lula diz que internet reduz poder da imprensa tradicional
26/06/2009 - 19:47 - Redação com Reuters
PORTO ALEGRE - A um mês do lançamento de um blog pelo Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o País nunca viveu um ambiente de liberdade de informação tão grande e, acredita que com o acesso cada vez maior à internet, a imprensa tradicional está perdendo poder para os novos meios.
"Finalmente este País está tendo o . . . Leia + sobre o tranco no projeto do Azeredo
21/06/2009
As raízes da corrupção
Brilhante este texto de Claudio Weber Abramo, sobre as raízes da corrupção.
Trechos :
"Conforme já se expôs neste espaço inúmeras vezes, tanto na atual encarnação deste blog quanto na anterior, a corrupção não é primordialmente um problema das pessoas (ou seja, uma questão moral, subjetiva), mas um defeito estrutural e das instituições. "
"A raiz estrutural é econômica. Quanto mais pobre o país, o estado, o município, . . . "
Leia a íntegra: Corrupção
Carta Aberta de Ricardo Kotscho
Image by gtavares via Flickr
20/06/2009
Ricardo Kotscho explica a saída de Muricy
Para provar que o culpado era Muricy e não eles, os jogores vão dar o sangue que não deram contra o Cruzeiro, para alegria dos cartolas são-paulinos, que queriam ver Muricy pelas costas há muito tempo.
O problema é exatamente este: os jogadores e os dirigentes que contrataram Washington e cia. vão continuar no Morumbi. Muricy vai sair de férias. Sorte dele, azar nosso.Leiam na íntegra esta matéria do Kotscho
Capa da Revista Potencia da Abreme
Image via Wikipedia
19/06/2009
Vale quanto em publicidade?
"VALE é uma máquina de destruição"
Escrito por Gabriel Brito e Valéria Nader -18-Jun-2009
Escrito por Gabriel Brito e Valéria Nader -18-Jun-2009
Depois de escabrosas e evidentes irregularidades da época da privatização, cujas vantagens apregoadas seguem desconhecidas do grande público, a Companhia Vale do Rio Doce voltou a ser alvo de denúncias no Senado. Desta vez por diversas irresponsabilidades ambientais, dentre outras, apontadas por três advogados trabalhistas da cidade de Parauapebas-PA (Carlos Viana Braga, Geraldo Pedro de Oliveira Neto e Rubens Motta de Azevedo Moraes Júnior).
Comprovados como estão, e de total conhecimento público, os prejuízos ao meio ambiente causados pela empresa – contrariamente ao apregoado nas várias incursões midiáticas da Vale -, o Correio da Cidadania conversou com duas importantes figuras das regiões de atuação da Vale - das poucas que ainda combatem as mazelas provocadas pela multinacional que, desde sua privatização, provoca danos ambientais e sócio-econômicos crescentes ao país, repassando a seu critério os ‘royalties’ devidos ao governo e criando nichos de miséria por onde seus tratores escavam.
Na entrevista que se segue, o jornalista Rogério Henrique de Almeida e o cientista social Raimundo Gomes da Cruz Neto, também agrônomo, tentam explicar por que um dos símbolos máximos da exploração no Brasil ainda causa tanta desgraça na . . .
Leia + Gabriel
Dá para entender o porquê de tanta publicidade?
Dá para entender o porquê da mídia não se dedicar ao assunto?
Sobre a CPI da Petrobrás
O direito de espernear
O propósito da oposição não é investigar se há erros na Petrobras, mas tentar desestabilizar o governo e – pior – enfraquecer a grande empresa, no momento em que busca recursos para a exploração do pré-sal
Por: Mauro Santayana
Publicado em 05/06/2008
Diante dos êxitos inegáveis do governo, a oposição se perde entre a perplexidade e a inveja. Conforme costuma dizer Delfim Netto, com autoridade, os economistas que dominaram o governo anterior não podem aceitar que o bom senso de um metalúrgico revele-se muito mais eficiente do que as teorias acadêmicas. A diferença está no trabalho desenvolvido pelo governo, sobretudo pelo seu titular. Lula atua em duas frentes. Na frente interna, tenta reparar injustiças seculares para com os trabalhadores.
Leia + Santayana
16/06/2009
A morte não manda aviso prévio ( Frei Betto )
Image by World Economic Forum via Flickr
Escrito por Frei Betto (11-Jun-2009)
Aqui na França é geral a consternação pela morte dos 228 passageiros e tripulantes do voo 447 da Air France na segunda, 1º de junho. A aeronave desapareceu sobre o oceano Atlântico na rota Rio-Paris.
O presidente Sarkozy interrompeu o descanso prolongado (na segunda, a França fez feriado religioso) e, em companhia de três ministros, compareceu ao aeroporto Charles de Gaulle para consolar os familiares das vítimas. No Brasil, o presidente Lula encarregou seu vice, José Alencar, de fazer o mesmo.
Há pouco, perdi um conhecido, Roger Wright, no acidente aéreo no sul da Bahia, próximo a Troncoso. Com ele faleceram mais 13 pessoas, entre as quais filhos e netos de seus dois casamentos (a primeira mulher também morreu em desastre de avião). Três gerações de uma única família tiveram suas vidas precoce e tragicamente ceifadas.
A vida é um jogo de sobrevivência. Entre milhões de espermatozóides em busca do aconchego do óvulo, um o consegue. Este um é você, sou eu, e todos os bilhões de habitantes deste planeta. Todos nós sorteados pela loteria biológica. Nenhum escolheu a família e a classe social em que nasceu. O que não deveria representar privilégio para os que estão livres da miséria e da pobreza, e sim dívida social.
O frágil milagre da existência exige duas condições básicas, cada vez mais precárias: oxigênio e nutrição. Ora, sabemos todos que, por culpa da ambição de lucro e . . .
Leia + Frei Betto
Colunista da Folha em apuros
Por Alberto Dines em 16/6/2009
Não são poucos os jornalistas que se sentirão aliviados no dia em que a Folha de S.Paulo anunciar que José Sarney, seu colaborador das sextas-feiras, licenciou-se, aposentou-se ou ganhou o Nobel de Literatura e, por isso, deixará o jornal.
O vexame não atinge apenas os jornalistas que trabalham na Folha, familiarizados com a simbologia da Página 2, onde germinou a extraordinária ascensão do jornal em junho de 1975. A presença de Sarney nesta página é afronta gremial, corporativa, mexe com os brios dos profissionais brasileiros empenhados em fazer do jornalismo o ofício da decência e da consciência. . . .
Leia + Observatório da Imprensa
12/06/2009
Tassia Regino lembra de Mário Benedetti
Vamos pensar nisso
Viajando na bogosfera, encontrei esta matéria que considero preciosa, de autoria de José Renato Nalini. Recomendo que a leiam na íntegra (link). Quando vejo nas cidades essas crianças, me pergunto: qual a chance?* o grifo é meu.
Parte do texto:
As crianças precisam estar na escola e, depois do horário escolar, precisam freqüentar centros esportivos, casas de cultura e lazer. Isso é obrigação do Estado perdulário. Recolhe muito e gasta mal. Infla os quadros de funcionários. Gasta com propaganda. Como se o bom serviço já não constituísse uma propaganda eficaz daquilo que faz com o dinheiro do povo.
País com excesso de leis e pífia prática, o Brasil contemplou, no ECA - o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUMCAD, que permite até dedução do imposto de renda para quem quiser contribuir com essa causa.
Mas a contribuição maior é a fiscalização, a cobrança, a denúncia e o fortalecimento de um senso de indignação que deixa muito a desejar. Se o brasileiro devotasse a causas nobres o mesmo entusiasmo que dedica a futebol, carnaval e a outras curtições, o país seria diferente. Não custa tentar reverter essa inércia que é cúmplice das maiores desgraças de Justiça de São Paulo.
09/06/2009
Nao há duvida de que os jovens nao estao mais lendo jornais tradicionais'
"Eu vejo o dia, talvez daqui a 20 anos, quando nao se terá realmente mais papel, tinta e rotativas de jornal", diz Rupert Murdoch, dono de titulos como Wall Street Journal e The Times. "Acredito que vai demorar muito tempo e acredito que o que está acontecendo é uma coisa de geraçao. Mas nao há duvida de que os jovens nao estao mais lendo os jornais tradicionais" - avaliou o empresario em entrevista ontem para a Fox Business Network. O Media Guardian destaca os trechos nao deixando de lembrar que no final do ano passado o mesmo Murdoch tinha dito - "Em lugar de escuridao e desgraça, acredito que os jornais vao alcançar novos picos no seculo 21". 09/06 Blue Bus
Leia + Blue Bus
Assinante da Folha

A manchete? PIB recua 0,8% no 1º tri; Brasil está em recessão.
Petrobrás não é Lula e enfrenta o PIG (*)
O PiG (Partido da Imprensa Golpista) sempre quis destruir a Petrobrás.O pai de todos os colonistas do PiG foi Roberto Campos, também conhecido como Bob Fields.Bob Fields ganhou a vida como ideólogo da venda da Petrobrás ao capital estrangeiro.Hoje, o PiG e o PSDB querem vender aos estrangeiros o pré-sal.O objetivo é o mesmo.Só muda a mercadoria.Este é o fim da CPI da Petrobrás, que o Conversa Afiada chama de CPI da Privatização da Petrobrás.O PiG faz perguntas à Petrobrás com o objetivo de destruir a Petrobrás.Como a Petrobrás não é Lula, a Petrobrás recorreu ao expediente de toda pessoa sensata que dá entrevista ao PiG e já sabe que o PiG distorcerá o que diz.A Petrobrás responde por e-mail. E, como a Petrobrás não é o Lula, a Petrobrás criou um site na internet e divulga a íntegra das respostas que dá ao PiG.E, assim, torna públicos a íntegra e o sentido da resposta.A deliberada distorção do PiG fica mais difícil.Para divulgar a resposta, a Petrobrás tem que divulgar a pergunta.É o óbvio ululante, diria o Nelson Rodrigues.Como o PiG foi apanhado com a boca na botija, se estrebuchou.Leia aqui a nota da associação que reúne o PiG:
Leia +Petrobrás não é Lula e enfrenta o PIG (*) | Conversa Afiada
06/06/2009
Meio ambiente
Image by Henrique Costa via Flickr
Caso Calote dos Precatórios - OAB SP REBATE AFIRMATIVA DE SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FINANÇAS — OAB-SP
O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, divulgou nesta sexta-feira, dia 05/06/09, uma nota pública na qual refuta a afirmação do secretário municipal das Finanças, Walter Morais Rodrigues, de que “a viuvinha dos precatórios não existe.”
NOTA PÚBLICA
O secretário municipal das Finanças, Walter Morais Rodrigues, em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, no dia 05/06/09, afirmou que “advogados e investidores é que pressionam contra emenda que mudará regras para pagar dívidas” e fez diversos comentários, culminando com a afirmação de que “a viuvinha dos precatórios não existe”. Não podemos concordar com tais afirmações, pois somente no caso do Estado de São Paulo existem mais de 600 mil credores pessoas físicas, viúvas, pensionistas, desapropriados, todos credores de precatórios ALIMENTARES, com créditos que excedem R$ 12 bilhões e cujo pagamento está estacionado no orçamento de 1998, ou seja, 11 anos atrás. Setenta mil credores alimentares do Estado de São Paulo já faleceram sem receber seus créditos, deixando muitas (os) viúvas (os).
A OAB SP tem apresentado sugestões para esse grave problema, a exemplo da audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo no dia 03/05/09, com a presença do senhor secretário, da FIESP e da CNI, ocasião em que foram apresentadas inúmeras propostas de pagamento.
A OAB SP não concorda com a PEC 12, uma vez que a proposta estabelece limites absolutos ao cumprimento de decisões judiciais por estados, municípios e União, o que não existe em nenhum lugar do mundo, propiciando leilões do desespero, onde o mais necessitado dará o maior desconto para receber antes.
A manifestação do secretário é injusta e imprópria à advocacia, que nada mais faz do que defender o direito dos credores do estado e da prefeitura, que possuem seu direito assegurado por uma sentença judicial que não é cumprida.
A OAB continuará acompanhando a tramitação da PEC 12 e apresentando soluções práticas, objetivas e humanas para a solução desse gravíssimo problema que aflige grande parte da população brasileira.
São Paulo, 05 de junho de 2009.
Luiz Flávio Borges D’Urso
Presidente da OAB SP
05/06/2009
Ministério Público aponta graves irregularidades no contrato da revista Nova Escola com o governo de São Paulo
O Ministério Público de São Paulo propôs ação civil de responsabilidade por ato de improbidade administrativa contra o Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, a Diretora e o Supervisor de Projetos Especiais, ambos da FDE, bem como contra a Fundação Vitor Civita. A denúncia foi feita pelo mandato do deputado Ivan Valente, em conjunto com nossos deputados estaduais, em março deste ano. Além do cancelamento imediato do contrato, o MP pede que, caso as irregularidades sejam comprovadas e os atos praticados pelos agentes públicos julgados como improbidade administrativa, os réus da ação sejam condenados ao ressarcimento integral dos danos causados aos cofres públicos em função do contrato irregular; à perda da função pública; suspensão dos direitos políticos, de três a cinco anos.
Leia + MP
Kassab paga R$ 223,4 mil para torneio de truco Em São Paulo
A gestão do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), transferiu ontem R$ 2,3 milhões para 19 eventos esportivos que serão realizados por meio de parcerias com entidades, do futebol ao tae kwon do. Entre as modalidades beneficiadas, a quarta maior verba, de R$ 223,4 mil, coube ao 3º Campeonato Municipal de Truco, que será organizado . . .
leia + no Estadão
04/06/2009
Ex-presidente Itamar é cortejado pelo PPS e pode sair como vice de Serra, em 2010
Image by poperotico via Flickr
por Rayder Bragon
Especial para o UOL Notícias
Em Belo Horizonte
A cúpula estadual do PPS (Partido Popular Socialista) de Minas Gerais fez nesta quinta-feira (4) "visita de cortesia" ao ex-presidente da República Itamar Franco em Belo Horizonte (MG) e reforçou convite para que ele se filie ao partido.
Leia + Rayder
Que bom. Assim a Volks vai ter que colocar novamente em linha de produção o FUSCA. O Itamar é homem de futuro.
Vento em Madeira no Photozofia
O espaço Photozofia em São Francisco Xavier (que para os frequentadores da cidade é SFX) é ímpar. Sandro Perosa, artista, fotografo, músico, professor pardal, construiu o prédio do Photozofia com parte das estruturas do complexo da Casa das Retortas, conhecida como o antigo Gasômetro de São Paulo, arquitetura fabril inglesa do século XIX. É demais, genial! Com tempo postarei algumas fotos. Nesse ambiente e com a qualidade dos músicos que se apresentarão no sábado, ninguem necessitará de mais nada. Ah! os acepipes são ótimos.
03/06/2009
“É um colosso”, diz Alencar sobre nova pesquisa
Image by Televisão Cultura via Flickr
_ Alguma notícia boa, presidente?
_ Uai, notícia boa é esta nova pesquisa que saiu hoje (CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira), dando mais de 80% de aprovação para o Lula…
_ O senhor esperava que isto pudesse acontecer quando tomou posse com Lula em 2003?
_ Eu esperava que desse tudo muito certo, mas não tanto… Este resultado da pesquisa é um colosso, fico muito feliz.
Ler + Kotscho
A opção ferroviária: "não avançar foi erro histórico"
No final do século XVII, dois ingleses inventaram a primeira máquina a vapor realmente operacional. Abria-se, então, o caminho para a chamada Revolução Industrial. Pouco mais de um século transcorrido, em 1804, o povo conheceria a primeira locomotiva. O mundo nunca mais seria o mesmo.A opção pelo transporte via trilhos, por todas as vantagens intrínsecas, ocupou grande importância em todos os países que iniciavam seus acelerados processos de desenvolvimento. Para se ter uma idéia, em 1860, a Alemanha já possuía quase 12 mil quilômetros de ferrovias em efetivo trabalho.A primeira ferrovia do Brasil foi inaugurada apenas em 1854 (Estrada de Ferro Mauá), com 14,5 km, e ficava no Rio de Janeiro. Os ingleses construíram várias, em diferentes pontos, entretanto, . . .Leia mais: Davi Nogueira
01/06/2009
"A televisão e o rádio que conhecemos já está morto"
Image via Wikipedia
Em entrevista para o LINK do Estadão, Andrew Keen, um dos principais críticos da Web 2.0 que é a web dos blogs, yotubes, etc... nutrida por amadores (hi! tá falando de mim?), que a convergência digital está em andamento, na web tudo podemos conseguir, declarando a morte da televisão e do rádio do jeito que conhecemos.
Ler no Caderno Link do Estadão de hoje. Pág. L2
Conversa Fiada ou Afiada? Você decide
Até a Lucia Hippolito diz
“bye bye Serra 2010”
leia + Até a Lucia Hippolito diz “bye bye Serra 2010” | Conversa Afiada
“bye bye Serra 2010”
leia + Até a Lucia Hippolito diz “bye bye Serra 2010” | Conversa Afiada
Agência Carta Maior - DEBATE ABERTO CPI da Petrobras:
Image via Wikipedia
o que tem lá no fundo com essa CPI, a oposição espera manter tudo como está, com a vigência da legislação criada no governo FHC e que permite a multinacionais e ao capital especulativo internacional continuar se apropriando das reservas brasileiras.Artur Henrique Silva SantosÉ revoltante assistir velhos personagens do PSDB e do ex-PFL falarem em "moralidade", "comportamento republicano" e outros valores que eles sempre foram pródigos em pisotear.Há muitos mecanismos de fiscalização e controle . . . leia + Agência Carta Maior
Assinar:
Postagens (Atom)