30/06/2012

Coalizão em rota de colisão | Carta Capital

  Mauricio Dias escreve sobre as disputas nas eleições municipais entre o PT e PMDB


As eleições municipais de outubro podem provocar um abalo mais sério, muito além da incompatibilidade conhecida entre PT e PMDB, com reflexo perigoso na aliança política que forma a base governista no Congresso. A disputa botou os dois partidos em rota de choque.

Leia mais >  Coalizão em rota de colisão | Carta Capital

26/06/2012

Marinho lança sistema de dados sobre habitações de interesse social

TER, 26 DE JUNHO DE 2012 09:45 - POR:  ROBERTO  VIEIRA no DIÁRIO REGIONAL



Marinho e Tássia Regino: “temos de expandir aquilo que traz resultado”

Marinho e Tássia Regino: “temos de expandir aquilo que traz resultado”'

Lançado na tarde de ontem (25), o Sistema de Informação de Habitação de Interesse Social de São Bernardo (Sihisb) poderá ser implementado em outras cidades do ABC, e até do Estado, que manifestarem interesse. O prefeito Luiz Marinho acredita que o sistema

, responsável por armazenar e processar informações georreferenciadas sobre os assentamentos habitacionais de interesse social mapeados pelo município, deve ser expandido.

“Estamos à disposição de outras cidades, para ajudá-las no que for preciso a respeito da implementação deste sistema, assim como fomos ajudados pela cidade de São Paulo (pioneira no serviço que, na cidade, ganhou o nome de Habisp). Temos de expandir aquilo que traz resultado. Não dá pra fazer as coisas sem alianças”, garantiu.

A secretária de Habitação da cidade, Tássia Regino, revelou ter conversado com algumas secretarias de municípios paulistas sobre o Sihisb. “A ideia essencial é sistematizar esta experiência pra que outras cidades possam se servir, do mesmo jeito que São Paulo nos deu tecnologia e código fonte para que pudéssemos copiar e customizar o processo, São Bernardo se compromete a ceder tecnologia e abrir pra outros municípios”, explicou a secretária, que destacou o interesse de Diadema. “Já conversamos longamente com a Prefeitura de Diadema sobre o serviço e houve interesse na aplicação. A época não estávamos tão preparados como agora, que customizamos o sistema e passamos a utilizá-lo. Conforme vai passando o tempo, as cidades tendem a pegar o Sihisb mais mastigado”, ratificou.

Marinho lembrou que a manutenção é fundamental para que a informatização seja considerada uma medida de sucesso. “Não adianta implementar um sistema de informação como esse que estamos lançando hoje se estiver defasado. É preciso alimentar o sistema para que na hora da consulta, a informação esteja correta”, alertou o chefe do Executivo. De acordo com Tássia Regino, equipes da Sehab serão responsáveis pela manutenção do serviço, divididos por áreas. “A equipe de projeto alimenta a informação de projetos, por exemplo, foi concluído algum projeto, eles vão atualizar os dados no site. O mesmo ocorre com a equipe de obras e assim sucessivamente”, pontuou.

Dados compartilhados

Tássia Regino também informou durante o lançamento do Sihisb que o serviço será utilizado por outras áreas da administração pública e até por autarquias. “Estamos construindo uma parceria com a Sabesp. Também temos parceria muito importante com a Defesa Civil. O sistema de controle deles está sendo elaborado e será concluído antes do fim do ano. A partir dai vai haver um cruzamento de funcionalidade com Sihisb, ou seja, eu não vou precisar ligar para Defesa Civil a fim saber quem está em área de risco na cidade, é só consultar o site”, pontuou.

O Sistema de Informação, idealizado em parceria com a cidade de São Paulo e com a Aliança de Cidades – Brasil, é dividido em quatro módulos, sendo um para uso popular e três para de caráter técnico operacional. “O sistema vai ajudar bastante porque é muito prático e funciona de verdade. É muito difícil para guardarmos quais são os loteamentos irregulares, as favelas e através Sihisb ou Habisp, como é chamado em São Paulo, isso se torna fácil de verificar. Vale lembra que o serviço é importante também para os acadêmicos que precisam realizar consultas”, afirmou o secretário de Habitação de São Paulo, Ricardo Pereira Leite. O sistema já está no ar, por meio do portal www.sihisb,saobernardo.sp.gov.br.


Fique por dentro do que acontece no ABCD e região, leia o DIÁRIO REGIONALhttp://www.diarioregional.com.br/index.php

22/06/2012

Senado paraguaio destitui Lugo e golpe relâmpago é consolidado

Senado paraguaio destitui Lugo e golpe relâmpago é consolidadoO veloz processo de impeachment contra o presidente paraguaio Fernando Lugo teve o final desejado pelos conservadores do país nesta sexta-feira 22. A maioria absoluta no Senado aprovou a remoção do mandatário do poder por 39 votos favoráveis e quatro contrários. Eram necessários 30 votos dos 45 senadores, uma tarefa fácil em um parlamento dominado pela oposição. Houve duas ausências. O vice-presidente Frederico Franco, do PLRA (Partido Liberal Radical Autêntico), assume o posto um ano após romper a coligação com Lugo.
Em discurso logo após a decisão, Lugo pareceu derrotado e sem capacidade de reagir. “Me submeto à decisão do Congresso e estou disposto a responder sempre por meus atos como presidente”, disse. “Me despeço como presidente, mas não como cidadão”, afirmou. Lugo também pediu que a parte da população favorável a ele não faça protestos violentos. “Faço um profundo chamado para que as manifestações sejam pelas vias pacíficas”, disse. “Que não se derrube mais sangue por motivos mesquinhos em nosso país”.
A Câmara dos Deputados, também dominada pela oposição, aprovou na quinta-feira 21 o processo de impeachment com 73 votos a favor e apenas um contra. O Senado abraçou a ideia rapidamente, sob o pretexto de Lugo mobilizasse suas bases no interior do país e levasse a uma onda de violência. O Senado agiu como juizado político e concedeu apenas duas horas de defesa a Lugo, meramente proforma.
Ação foi vista por muitos países latinos como um golpe de Estado e pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul) como uma “violação da ordem democrática”. O processo relâmpago espantou porque faltam apenas nove meses para o fim da administração de Lugo, sem a possibilidade de reeleição.
Leia e assine Carta Capital

14/06/2012

Debate sobre risco geológico na Câmara terá participação do Ministério das Cidades


Boletim Eletrônico da Vereadora Cassandra Maroni Nunes
Partido dos trabalhadores / Santos - SP

Santos, 14 de junho de 2012

Debate sobre risco geológico na Câmara terá participação do Ministério das Cidades
A nova Lei Nacional de Proteção e Defesa Civil, as obras do PAC para contenção de encostas, e o papel dos municípios. Os temas serão abordados em exposição, seguida de debate, no próximo dia 18 (segunda-feira), a partir das 14 horas, na Câmara de Santos. O evento, que contará com um representante do Ministério das Cidades, é organizado pela Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha a Política Municipal de Enfrentamento do Risco Geológico, e pela Prefeitura, através da Defesa Civil Municipal.
Com a presença confirmada do engenheiro Celso Santos Carvalho, diretor de Assuntos Fundiários e Prevenção de Riscos, do Ministério das Cidades, "a ideia é trazer para o debate técnicos e autoridades da Baixada Santista, em especial as que lidam com risco geológico, população, principalmente a dos morros, além de estudantes e universidades, montando assim um painel mais completo desse desafio que é a prevenção. Numa região como a nossa que tem tantas áreas impróprias ocupadas, esse tema é sempre prioridade", explica a vereadora Cassandra, que preside a CEV.
Celso Santos Carvalho, que é responsável pela ação de contenção de encostas do PAC, é engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e especialista em infraestrutura.
Serviço: O evento será no auditório térreo da Câmara de Santos (Castelinho), na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1, Centro. Para participar não é necessária inscrição prévia.
Conheça aqui mais detalhes sobre a Lei federal que instituiu a Política Nacional de Proteção e de Defesa Civil.
Acompanhe Cassandra:
twitter: canunes
twitter: cassandraecia
facebook: cassandraecia
www.cassandraecia.blogspot.com


!


Leia também:
Gerenciamento lento

08/06/2012

Tassia Regino faz boa crítica do livro "A arte de ser leve" , recomendando-o às amigas e amigos, em prol da leveza.

   
          Outro dia numa das minhas visitas a Livraria vi um livro do qual nunca tinha ouvido falar, mas que tinha um título muito legal: " A arte de ser leve". O título me chamou a atenção, mas como eu também nunca tinha ouvido falar da autora (Leila Ferreira), eu resolvi fazer um teste prá ver se eu comprava: abri ao acaso para ver se eu gostava do texto. Cai num texto muito legal chamado "Sem dramatizar a vida". Adorei o nome, a idéia e o texto e resolvi comprar o livro e li de um fôlego só.
O livro é uma delícia! É uma leitura ao mesmo tempo leve, mas muito reflexiva, que nos leva a pensar sobre comportamentos e posturas, nossos e das pessoas que nos cercam.
A história da decisão de escrever o livro é densa: a autora sofre de depressão e como sempre decidiu não ser depressiva, resolveu "investigar" os caminhos da felicidade. Em um dos textos que eu trago prá vocês ela diz: "depois de passar alguns anos correndo atrás da felicidade, hoje prefiro andar sem pressa em busca da leveza"
Nesta lógica ela organizou o livro através de histórias e personagens do dia a dia, agrupados em temas que tem a ver com esta "arte de ser Leve": gentileza, delicadeza, bom humor, felicidade e o que ela chama de leveza da alma.
O livro aponta para o perigo de, enquanto lutamos nas academias para emagrecer o corpo, ficarmos com obesidade mórbida de espírito. Atenção: ele não manda sair da academia (seria muito confortável, rs rs !), só diz para cultivar a leveza do espírito. Em uma das passagens do livro ela diz cita Roseana Murray, autora do livro de poemas Manual da Delicadeza de A a Z, que diz: "Estique o braço para os lados, para cima e para baixo. É nessa área que você deve atuar. Crie harmonia e beleza em seu entorno". E a Leila completa: " não é preciso ir longe nem apostar em grandes gestos. Para "dar uma melhoradinha no mundo", basta que cada um cultive a gentileza em seu palmo de terra."
Como acho que este é um movimento bom prá todo mundo (cada um do seu jeito), resolvi compartilhar com vocês algumas coisas da Leila Ferreira: primeiro vem um texto, onde ela apresenta a idéia geral contida no livro, sobre "A Arte de Ser leve", que pode ser sintetizada na frase: "quando penso nessa leveza que acrescenta qualidade ao cotidiano, penso, antes de mais nada, em bom humor e gentileza"; depois trouxe dois textos que estão no livro: "Sem dramatizar a vida". (o que me convenceu a comprar o livro) e "Posso ser legal?", onde em torno de um episódio com a atriz Denise Fraga, ela deixa a pergunta: "Por que a gente precisa dar trancos para se fazer respeitar?",
Espero eu vocês gostem, que tenham um ótimo final de semana e uma semana leve, que não significa uma semana sem trabalho, significa uma semana com escolhas diárias em prol da leveza !
Tássia Regino